SE VOCÊ PENSAR, VAI DESCOBRIR QUE TEMOS MUITO A APRENDER.

luciene felix lamy EM ATO!

luciene felix lamy EM ATO!
Desfrute-o com vagar: há + de CEM artigos entre filosofia, literatura, mitologia, comédias e tragédias gregas (veja lista completa logo abaixo, para acessar clique sobre o título).

ELEITO UM DOS MELHORES BLOG'S NA WEB. Gratíssima por seu voto amigo(a)!

11 de jan. de 2008

Respeito às crenças religiosas. Questão de Justiça!


Para os sacerdotes mânticos, conhecedores das Leis e dos propósitos divinos, certamente que sim e, paradoxalmente, o respeito a crença alheia seria a razão.


Devido à polêmica internacional incitada pela publicação das charges do profeta Maomé, onde se explicita ausência de consideração (do latim considere = com as estrelas) para com o que simboliza a sacralidade da religião estranha, do estrangeiro, colocamo-nos a seguinte questão: deve-se ou não estabelecer limites para liberdade de expressão?

No texto anterior versamos sobre a "Lei da Hospitalidade ao Estrangeiro", ponderemos agora sobre como os antigos gregos teriam abordado esta questão.

Os basileus, devido à sua sabedoria - sua sophrosyne, que é limite a fim de evitar tragédias da hybris, a desmesura - eram eleitos líderes pela própria comunidade. Estes, posteriormente serão denominados reis (lembremo-nos de Ulisses, Rei de Ítaca) e, numa Grécia já prefigurando uma pólis (estamos em cerca de 800 a.C.) esta função será exercida pelos eupátridas.

Trata-se de uma elite de aristocratas (aristoi = os melhores, os bem-nascidos) que, por linhagem hereditária eram detentores das mais férteis terras, guardiães dos cultos religiosos e das Leis. Notem que Religião e Lei eram indissociáveis. A eles cabia a decisão final sobre toda e qualquer questão relevante para seu povo.

Inicialmente, os povos puderam contar com a fidelidade da justiça dos homens - Diké - personificada e mantida pelos reis (eupátridas) amalgamada, posto que em consonância, à justiça divina - Thémis, de Zeus.

Gozando de uma autoridade ainda mais respeitada encontramos a figura do sacerdote, o mântis. Estes, com os quais os reis sempre se aconselhavam, eram os que estabeleciam contato com os deuses, leitores de sinais que, através da arte do divinatio desvelavam os propósitos divinos, daí o termo adivinhação.

O oráculo do templo de Delfos, em Atenas contava com as pitonisas, sacerdotisas que resguardavam certas regras celibatárias e alimentícias entre outras e que tinham como propósito responder às perguntas que lhes eram indagadas.

Neste tempo, a sabedoria passava obrigatoriamente pela sensibilidade dos sacerdotes em interpretar vôos de pássaros: para a direita, bons augúrios, para a esquerda, o contrário; vísceras de animais, sobretudo o fígado; a observação dos ciclos naturais tais como as estações do ano, fases lunares e o percurso dos astros errantes, na verdade planetas, que pareciam errar o caminho por entre as constelações fixas.

Mas as respostas dos mânticos não eram necessariamente claras. Se fôssemos consultá-los hoje sobre a polêmica em pauta talvez viéssemos a ouvir algo obscuro para nossos parcos entendimentos tal como: "o que foi sempre será". Ou ainda: "os céus iluminam o que virá".

Devido ao que o grande poeta grego Hesíodo, em sua obra "O trabalho e os dias" chamou de "reis comedores de presentes", ou seja, corrupção, interesses bélicopolíticos ou econômico-mercantis escusos, devido à manipulação, a áurea ética e a autoridade dos sacerdotes mânticos foi se enfraquecendo.

A sabedoria oriunda da justiça de Zeus Thémis, o argumento "mythói", apesar de seu valor, perdeu espaço para o discurso "lógoi". Mas a justiça dos homens Diké também está sujeita à manipulação e, ao desconsiderar o "mythói" despreza a sacralidade de Thémis.

Retomando: a liberdade de expressão deve ou não ter limites?

Para os sacerdotes mânticos, conhecedores das Leis e dos propósitos divinos, certamente que sim e, paradoxalmente, o irracional seria a razão.

Em nossa concepção atual seria o que o grande tragediógrafo grego Eurípides afirmou em sua obra Médeia e o filósofo francês Blaise Pascal denominou "La ordre du coeur: o coração tem razões que a própria razão desconhece". É a sacralidade daquilo que os gregos denominavam aidos (prefixo de negação "a"=não + "idos" =ver) - o que não pode ser visto nem compreendido - que exige respeito.

Trancafiando-nos numa concepção lógico-racional, a persuasão pode muito bem nos confundir, pois como já nos foi alertado pelo pintor espanhol Francisco Goya: "o sono da razão produz monstros".

Já nos sabemos "sujeitos históricos" e é o desenrolar da própria história da civilização humana que legitima, na lógica e na razão cegas, tantas atrocidades. Os gregos nos conclamam a considerar nossas semelhanças ao invés de nossas diferenças, o cerne comum de nossa humanidade.

Assim, a elucidação desta contenda pode ser mais uma vez, apontada por eles. No frontispício do templo de Apollo em Delfos lê-se: "Nada em excesso". Na busca pela justiça dos homens (Diké) os antigos recorriam e espelhavam-se na justiça divina (Thémis) presente no mito.

Para que haja Justiça, que nada mais é que um conceito abstrato que abriga harmonia, simetria e eqüidade, está implícito algo caro aos gregos: sophrosyne, a boa medida. É ela que permitirá a conciliação entre o Mythói e o Lógoi: Thémis e Diké, os deuses e os homens.

Um comentário:

norma disse...

Muito, muito bom!
clap, clap, clap

Related Posts with Thumbnails

ESCOLHA & CLIQUE (leia no topo). Cultura faz bem ao Espírito!


Eis que a Sabedoria reina, mas não governa, por isso, quem pensa (no todo) precisa voltar para a caverna, alertar aos amigos. Nós vamos achar que estais louco, mas sabes que cegos estamos nós, prisioneiros acorrentados à escuridão da caverna.

Abordo "O mito da caverna", de Platão - Livro VII da República.

Eis o télos (do grego: propósito, objetivo) da Filosofia e do filósofo. Agir na cidade. Ação política. Phrônesis na Pólis.

Curso de Mitologia Grega

Curso de Mitologia Grega
As exposições mitológicas explicitam arquétipos (do grego, arché + typein = princípio que serve de modelo) atemporais e universais.

Desse modo, ao antropomorficizarem os deuses, ou seja, dar-lhes características genuinamente humanas, os antigos revelaram os princípios (arché) de sentimentos e conflitos que são inerentes a todo e qualquer mortal.

A necessidade da ordem (kósmos), da harmonia, da temperança (sophrosyne) em contraponto ao caos, à desmedida (hýbris) ou, numa linguagem nietzschiana, o apolíneo versus o dionisíaco, constitui a base de toda antiga pedagogia (Paidéia) tão cara à aristocracia grega (arístois, os melhores, os bem-nascidos posto que "educados").

Com os exponenciais poetas (aedos) Homero (Ilíada e Odisséia), Hesíodo (A Teogonia e O trabalho e os dias), além dos pioneiros tragediógrafos Sófocles e Ésquilo, dispomos de relatos que versam sobre a justiça, o amor, o trabalho, a vaidade, o ódio e a vingança, por exemplo.

O simples fato de conhecermos e atentarmos para as potências (dýnamis) envolvidas na fomentação desses sentimentos, torna-nos mais aptos a deliberar e poder tomar a decisão mais sensata (virtude da prudencia aristotélica) a fim de conduzir nossas vidas, tanto em nossos relacionamentos pessoais como indivíduos, quanto profissionais e sociais, coletivos.

AGIMOS COM MUITO MAIS PRUDÊNCIA E SABEDORIA.

E era justamente isso que os sábios buscavam ensinar, a harmonia para que os seres humanos pudessem se orientar em suas escolhas no mundo, visando atingir a ordem presente nos ideais platônicos de Beleza, Bondade e Justiça.

Estou certa de que a disseminação de conhecimentos tão construtivos contribuirá para a felicidade (eudaimonia) dos amigos, leitores e ouvintes.

Não há dúvida quanto a responsabilidade do Estado, das empresas, de seus dirigentes, bem como da mídia e de cada um de nós, no papel educativo de nosso semelhante.

Ao investir em educação, aprimoramos nossa cultura, contribuimos significativamente para que nossa sociedade se torne mais justa, bondosa e bela. Numa palavra: MAIS HUMANA.

Bem-vindos ao Olimpo amigos!

Escolha: Senhor ou Escravo das Vontades.

A Justiça na Grécia Antiga

A Justiça na Grécia Antiga

Transição do matriarcado para o patriarcado

A Justiça nos primórdios do pensamento ocidental - Grécia Antiga (Arcaica, Clássica e Helenística).

Nessa imagem de Bouguereau, Orestes (Membro da amaldiçoada Família dos Atridas: Tântalo, Pélops, Agamêmnon, Menelau, Clitemnestra, Ifigênia, Helena etc) é perseguido pelas Erínias: Vingança que nasce do sangue dos órgãos genitais de Ouranós (Céu) ceifado por Chronos (o Tempo) a pedido de Gaia (a Terra).

O crime de matricídio será julgado no Areópago de Ares, presidido pela deusa da Sabedoria e Justiça, Palas Athena. Saiba mais sobre o famoso "voto de Minerva": Transição do Matriarcado para o Patriarcado. Acesse clicando AQUI.

Versa sobre as origens de Thêmis (A Justiça Divina), Diké (A Justiça dos Homens), Zeus (Ordenador do Cosmos), Métis (Deusa da presciência), Palas Athena (Deusa da Sabedoria e Justiça), Niké (Vitória), Erínias (Vingança), Éris (Discórdia) e outras divindades ligadas a JUSTIÇA.

A ARETÉ (excelência) do Homem

se completa como Zoologikon e Zoopolitikon: desenvolver pensamento e capacidade de viver em conjunto. (Aristóteles)

Busque sempre a excelência!

Busque sempre a excelência!

TER, vale + que o SER, humano?

As coisas não possuem valor em si; somos nós que, através do nôus, valoramos.

Nôus: poder de intelecção que está na Alma, segundo Platão, após a diânóia, é a instância que se instaura da deliberação e, conforme valores, escolhe. É o reduto da liberdade humana onde um outro "logistikón" se manifesta. O Amor, Eros, esse "daimon mediatore", entre o Divino (Imortal) e o Humano (Mortal) pode e faz a diferença.

Ser "sem nôus", ser "sem amor" (bom daimon) é ser "sem noção".

A Sábia Mestre: Rachel Gazolla

A Sábia Mestre: Rachel Gazolla

O Sábio Mestre: Antonio Medina Rodrigues (1940-2013)

O Sábio Mestre: Antonio Medina Rodrigues (1940-2013)

Você se sentiu ofendido...

irritado (em seu "phrenas", como diria Homero) ou chocado com alguma imagem desse Blog? Me escreva para que eu possa substituí-la. e-mail: mitologia@esdc.com.br