SE VOCÊ PENSAR, VAI DESCOBRIR QUE TEMOS MUITO A APRENDER.

luciene felix lamy EM ATO!

luciene felix lamy EM ATO!
Desfrute-o com vagar: há + de CEM artigos entre filosofia, literatura, mitologia, comédias e tragédias gregas (veja lista completa logo abaixo, para acessar clique sobre o título).

ELEITO UM DOS MELHORES BLOG'S NA WEB. Gratíssima por seu voto amigo(a)!

12 de jan. de 2008

Charles Sanders Peirce

“O pragmatismo peirceano deveria ser tomado como o diagrama e o programa de uma lógica da ciência do futuro”. Lucia Santaella

No artigo anterior, ponderamos sobre as bases epistemológicas daquele que é considerado o “Pai” da Filosofia Moderna, o racionalista francês René Descartes (1596-1650). Relembrando, epistemologia se refere ao método que tem por objeto o conhecimento científico, visando a explicar os seus condicionamentos, sistematizar suas relações, esclarecer os seus vínculos e avaliar os seus resultados e aplicações. Abordamos a questão do método e explicitamos o dualismo cartesiano: “cogito (penso) ergo (logo) sum” (existo). Constatamos sermos compostos por duas substâncias (res), a extensa (corpo) e a cogitas (pensante). Mais diet impossível.

Agora nos debruçaremos sobre o legado daquele que é considerado o “Pai” da Filosofia Pós-moderna, o matemático, lógico e químico americano Charles Sanders Peirce (1839-1914) e o Pragmatismo. Segundo Antonio Medina Rodrigues, o termo “pragmatismo” (depois modificado para pragmaticismo) deriva-se do grego pragma, que quer dizer “coisas”. Para Peirce, ao invés de falarmos “sobre” as coisas, deveríamos experimentá-las, pois o melhor sentido sobre uma coisa vem dos efeitos práticos de manuseá-la.

O estudo dos métodos das ciências foi a maior, única e verdadeira paixão deste pensador que ansiava criar uma lógica das ciências, estabelecer um novo método. E o que ele fez foi tomar Descartes como seu primeiro interlocutor, não necessariamente para criticar mas, para ir mais além, transcendendo os horizontes que nos fora legado pelo filósofo francês. Sem dúvida, a construção de um novo método científico, obrigatoriamente trazia consigo esse confronto. Erigir as bases da epistemé, constitui ainda o maior desafio a ser suplantado, para que se possa orientar os esforços que culminarão numa unidade metodológica. Vale salientar que a proposta que Peirce apresentou não só discutiu as fundações dos métodos, mas nos deixou um vasto material de como utilizá-los.

Para uma melhor apresentação deste pensador, ampliaremos este artigo, pois far-se-á necessário versar sobre Pragmatismo, semiótica, signos, indução, dedução e abdução (tríade peirceana) e outros conceitos pertinentes à sua teoria. Recorreremos às obras da brilhante e renomada pesquisadora Lucia Santaella e ao estudioso Antonio Medina Rodrigues.

O Pragmatismo é uma corrente apta a enfrentar, embasando e fornecendo esteio aos mais diversos campos de discussão: filosofia da mente, lógica, filosofia da linguagem e epistemológica, filosofia social, das religiões e política, do direito, da educação e etc. Trata-se da aplicação prática do empirismo, ou seja, da experiência cotidiana, mas culmina também numa certa “radicalização” do empirismo pois os pragmaticistas consideram o que não é perceptível através dos sentidos também é válido como experiência. Lembremo-nos que, para os empiristas, não temos contato com a realidade, mas sim com a representação que fazemos dela, de como ela se apresenta e se parece para nós.

O método pragmaticista consiste em tentar interpretar todo o conceito pelas suas conseqüências práticas, por exemplo: admitindo que um determinado conceito seja verdadeiro e outro não, que diferença resulta, na prática, cada um? Não havendo nenhuma diferença prática, concluímos que as duas alternativas são equivalentes e que é inútil discutir pois, se dois conceitos não produzem conseqüências diversas, são indistinguíveis. Para que uma controvérsia se apresente, é necessário poder demonstrar qual conseqüência resulta precisamente do fato de que somente esta alternativa é a verdadeira.

Para que possamos alcançar a perfeita clareza, acerca das idéias relativas a um objeto, devemos nos ater objetivamente aos efeitos de caráter prático que ele, a nosso juízo, é capaz de determinar. Segundo Ubaldo Nicola “as impressões que devemos esperar dele, as reações para as quais devemos estar preparados. O conceito que fazemos de um objeto quando não é desprovido de qualquer significado positivo se reduz, portanto, ao conceitos desses efeitos imediatos ou remotos”. Eis o fundamento do Pragmatismo proposto por Peirce.

O Pragmatismo é um método de investigação que se opõe tanto à orientação empirista corrente quanto à orientação racionalista. Abarca a natureza com todas as possibilidades que pode encerrar em si, numa atmosfera ampla, na plenitude da total liberdade, posiciona-se contra as teorias artificiais, os dogmas, contra a falsa aparência do caráter teológico, não se alinhando a nenhuma solução particular.

Saiba mais: Lucia Santaella – O método anticartesiano de C.S. Peirce – Editora UNESP, 2004 – São Paulo, SP.

2 comentários:

Nivia disse...

Parabéns !!!! Amei seu blog e esta´me ajudando bastante nos trabalhos da faculdade. Bj grande

Aloizio disse...

Olá!

Parabéns pelo Blog, voltarei a consultá-lo pois ajudou-me nas pesquisas que estou realizando sobre William James e Bergson.

Grato.

Aloizio Tavares
São Paulo/SP
28/04/2018

Related Posts with Thumbnails

ESCOLHA & CLIQUE (leia no topo). Cultura faz bem ao Espírito!


Eis que a Sabedoria reina, mas não governa, por isso, quem pensa (no todo) precisa voltar para a caverna, alertar aos amigos. Nós vamos achar que estais louco, mas sabes que cegos estamos nós, prisioneiros acorrentados à escuridão da caverna.

Abordo "O mito da caverna", de Platão - Livro VII da República.

Eis o télos (do grego: propósito, objetivo) da Filosofia e do filósofo. Agir na cidade. Ação política. Phrônesis na Pólis.

Curso de Mitologia Grega

Curso de Mitologia Grega
As exposições mitológicas explicitam arquétipos (do grego, arché + typein = princípio que serve de modelo) atemporais e universais.

Desse modo, ao antropomorficizarem os deuses, ou seja, dar-lhes características genuinamente humanas, os antigos revelaram os princípios (arché) de sentimentos e conflitos que são inerentes a todo e qualquer mortal.

A necessidade da ordem (kósmos), da harmonia, da temperança (sophrosyne) em contraponto ao caos, à desmedida (hýbris) ou, numa linguagem nietzschiana, o apolíneo versus o dionisíaco, constitui a base de toda antiga pedagogia (Paidéia) tão cara à aristocracia grega (arístois, os melhores, os bem-nascidos posto que "educados").

Com os exponenciais poetas (aedos) Homero (Ilíada e Odisséia), Hesíodo (A Teogonia e O trabalho e os dias), além dos pioneiros tragediógrafos Sófocles e Ésquilo, dispomos de relatos que versam sobre a justiça, o amor, o trabalho, a vaidade, o ódio e a vingança, por exemplo.

O simples fato de conhecermos e atentarmos para as potências (dýnamis) envolvidas na fomentação desses sentimentos, torna-nos mais aptos a deliberar e poder tomar a decisão mais sensata (virtude da prudencia aristotélica) a fim de conduzir nossas vidas, tanto em nossos relacionamentos pessoais como indivíduos, quanto profissionais e sociais, coletivos.

AGIMOS COM MUITO MAIS PRUDÊNCIA E SABEDORIA.

E era justamente isso que os sábios buscavam ensinar, a harmonia para que os seres humanos pudessem se orientar em suas escolhas no mundo, visando atingir a ordem presente nos ideais platônicos de Beleza, Bondade e Justiça.

Estou certa de que a disseminação de conhecimentos tão construtivos contribuirá para a felicidade (eudaimonia) dos amigos, leitores e ouvintes.

Não há dúvida quanto a responsabilidade do Estado, das empresas, de seus dirigentes, bem como da mídia e de cada um de nós, no papel educativo de nosso semelhante.

Ao investir em educação, aprimoramos nossa cultura, contribuimos significativamente para que nossa sociedade se torne mais justa, bondosa e bela. Numa palavra: MAIS HUMANA.

Bem-vindos ao Olimpo amigos!

Escolha: Senhor ou Escravo das Vontades.

A Justiça na Grécia Antiga

A Justiça na Grécia Antiga

Transição do matriarcado para o patriarcado

A Justiça nos primórdios do pensamento ocidental - Grécia Antiga (Arcaica, Clássica e Helenística).

Nessa imagem de Bouguereau, Orestes (Membro da amaldiçoada Família dos Atridas: Tântalo, Pélops, Agamêmnon, Menelau, Clitemnestra, Ifigênia, Helena etc) é perseguido pelas Erínias: Vingança que nasce do sangue dos órgãos genitais de Ouranós (Céu) ceifado por Chronos (o Tempo) a pedido de Gaia (a Terra).

O crime de matricídio será julgado no Areópago de Ares, presidido pela deusa da Sabedoria e Justiça, Palas Athena. Saiba mais sobre o famoso "voto de Minerva": Transição do Matriarcado para o Patriarcado. Acesse clicando AQUI.

Versa sobre as origens de Thêmis (A Justiça Divina), Diké (A Justiça dos Homens), Zeus (Ordenador do Cosmos), Métis (Deusa da presciência), Palas Athena (Deusa da Sabedoria e Justiça), Niké (Vitória), Erínias (Vingança), Éris (Discórdia) e outras divindades ligadas a JUSTIÇA.

A ARETÉ (excelência) do Homem

se completa como Zoologikon e Zoopolitikon: desenvolver pensamento e capacidade de viver em conjunto. (Aristóteles)

Busque sempre a excelência!

Busque sempre a excelência!

TER, vale + que o SER, humano?

As coisas não possuem valor em si; somos nós que, através do nôus, valoramos.

Nôus: poder de intelecção que está na Alma, segundo Platão, após a diânóia, é a instância que se instaura da deliberação e, conforme valores, escolhe. É o reduto da liberdade humana onde um outro "logistikón" se manifesta. O Amor, Eros, esse "daimon mediatore", entre o Divino (Imortal) e o Humano (Mortal) pode e faz a diferença.

Ser "sem nôus", ser "sem amor" (bom daimon) é ser "sem noção".

A Sábia Mestre: Rachel Gazolla

A Sábia Mestre: Rachel Gazolla

O Sábio Mestre: Antonio Medina Rodrigues (1940-2013)

O Sábio Mestre: Antonio Medina Rodrigues (1940-2013)

Você se sentiu ofendido...

irritado (em seu "phrenas", como diria Homero) ou chocado com alguma imagem desse Blog? Me escreva para que eu possa substituí-la. e-mail: mitologia@esdc.com.br